Crescimento de evangélicos desperta igreja Católica , diz cardeal Damasceno

papa-francisco-voo-brasil-rio22072013-size-598Em entrevista para  UOL, a poucos dias da chegada do papa Francisco ao Brasil, dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), disse que o crescimento de evangélicos no Brasil e no mundo impulsionou um “despertar” da Igreja Católica, que, na opinião dele, estava “acomodada”.

“Talvez nós tenhamos nos acomodado e pode ser que o crescimento do movimento neopentecostal tenha nos feito acordar, nos despertar para a nossa verdadeira missão”, disse.

Nos últimos dez anos a quantidade de evangélicos no Brasil teve um aumento de 61,45%. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), em 2000 eram 26,2 milhões de evangélicos e em 2010 esse número passou para 42,3 milhões. Nesse mesmo período a quantidade de católicos que era de 124,9 milhões de brasileiros, passou para 123,3 milhões.

Damasceno acredita que mesmo perdendo fiéis para os evangélicos, a Igreja Católica tem ganhado com a qualidade de seus fiéis. “Os praticantes são muito mais coerentes com suas práticas e praticam sua fé de modo mais convencido. Isso é muito positivo.”

O papa Francisco já embarcou para o Rio de Janeiro nesta manhã de segunda-feira 22), em sua primeira viagem internacional desde a nomeação ao cargo máximo da Igreja, em março passado. Durante o voo, que saiu de Roma às 8h55 (3h55 de Brasília), ele descreveu sua emoção pelo Twitter. “Dentro de algumas horas chego ao Brasil, e já sinto o coração cheio de alegria por em breve estar celebrando com vocês a 28ª JMJ”, postou.

Fonte : Uol Noticias

Deixe uma resposta