Orçamento prevê mínimo de R$ 722,90 em 2014

Valor final será calculado com base no crescimento do PIB de 2012 e na inflação de 2013

Os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Miriam Belchior anunciam corte de gastos do Orçamento 2012Os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Miriam Belchior anunciam Orçamento de 2014 em coletiva nesta quinta-feira (Pedro França/Brazil Photo Press/Folhapress)

A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, afirmou nesta quinta-feira que o novo valor do salário mínimo previsto no Orçamento de 2014 é de 722,90 reais.

Em rápida conversa com jornalistas depois de entregar o Orçamento de 2014 ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), Miriam afirmou que só daria mais informações sobre a peça orçamentária na entrevista prevista para 11h30. A entrevista, no entanto, foi adiada para 12h30. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, também participará do anúncio.

O cálculo final do valor ainda depende da Política de Valorização do Salário Mínimo, transformada em lei há dois anos. Ele define o reajuste do salário de acordo com a inflação do ano anterior, e tem como aumento real o índice do PIB de dois anos antes. No caso de 2014, portanto, o salário mínimo será reajustado pelo INPC de 2013, e o aumento real será equivalente ao PIB de 2012, que foi de apenas 0,9%.

Próximos anos — O governo ainda não definiu como ficará a política de reajustes a partir de 2016. Isso porque a Política de Valorização do Salário Mínimo tem como prazo de validade o ano de 2015.

A prorrogação da lei vem sendo discutida internamente por técnicos de alguns ministérios, mas o tema ainda não circula no alto escalão do governo. A avaliação é que há uma regra definida até um ano depois da eleição presidencial e o tema é sensível em demasia, do ponto de vista político, para que se antecipe o debate.

(com agência Reuters)

Fonte : Veja

Deixe uma resposta