Terra é ameaçada por 1.400 asteroides, revelou mapa da Nasa

NASA acaba de divulgar um mapa do caminho de cerca de 1.400 asteróides potencialmente perigosos, devido ao fato de que sua órbita cruza a da Terra. E jogar este card, você percebe que o risco de colisão não perca! Pior, apenas objetos maiores que 140 m foram considerados. Estes pequenos, mais numerosas, não estão incluídos, porque é muito difícil determinar as suas órbitas durante um longo período.

Este mapa foi elaborado a partir dos parâmetros orbitais dos objetos disponíveis para a NASA.

Obtida a partir do solo ou espaço, no entanto, estes dados não são precisos o suficiente para calcular a órbita desses objetos ao longo de várias décadas. Em cada passagem perto de um planeta ou satélite natural, seu caminho é ligeiramente modificada devido às forças gravitacionais.

Esperamos, portanto, um monte de Gaia, a astrometria satélite da Europa, que é um fator de 100 refinar os parâmetros orbitais dos objetos mais perigosos para o planeta.

Dito isto, o risco de colisão é muito baixo. De acordo com a NASA, nos próximos cem anos, não correremos risco de uma destruição total.

No entanto, se o risco é igual a zero para objectos mais de cinquenta metros, não é de todo segura durante a queda de objectos a poucos metros indetectáveis ​​antecipadamente e, por conseguinte, imprevisível.

Vimos recentemente com a explosão do meteorito nos Urais perto de Chelyabinsk, em fevereiro, o objeto não precisa ser grande para causar danos humanos e econômicos significativos dez metros de diâmetro é suficiente. (Com informações Futura Sciences)

Deixe uma resposta