Homem divulga imagens de tornado na Serra e relata susto

tornadoO designer gráfico Ricardo Simone divulgou esta semana imagens do tornado que ocorreu em São Joaquim, na Serra catarinense, no dia 11 de novembro. Ele mora em Florianópolis, mas estava na cidade durante o fenômeno e registrou as cenas em vídeo. Porém, segundo ele, com o computador molhado pela chuva, teve que esperar para ver as cenas.

As imagens mostram a formação das nuvens e o vento que atingiu o vinhedo e a construção em que ele estava com a proprietária da vinícola Monte Agudo, Patrícia Ferraz (vejaVídeo).

Ainda segundo o designer, ele costuma trabalhar na Serra catarinense, por isso estava na cidade. “Foi um grande susto. Não estava esperando que fosse um tornado. Pensei que fosse uma tempestade. Estava na vinícola trabalhando e sai para filmar a tempestade, já que havia nuvens bem carregadas”, contou ele.

Após o tornado, o vinhedo foi danificado e ele resolveu ficar para participar de um mutirão para ajudar a recuperar o local. “Tivemos que levantar o vinhedo, fazer o armário das vinhas e tirar árvores caídas”, disse ele.

Tornado e microexplosão
De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, ocorreram na região de São Joaquim dois fenômenos em pontos diferentes da cidade: tornado e microexplosão. Ele explicou que o tempo era de ar quente e úmido na noite do dia 11.

“Sobre o Sul do Brasil, houve uma formação de uma frente fria, o que está associado a essas instabilidades”, afirmou. Ele explicou que uma microexplosão ocorre quando uma formação de nuvens específica se forma e “rajadas de vento muito fortes da base da nuvem em direção ao solo acabam acontecendo”.

Em relação ao tornado, fotos tiradas na cidade mostraram características do fenômeno, como árvores decepadas e uma calha do chão que foi arremessada 300 metros pela força do vento. Após os ventos fortes, a Prefeitura de São Joaquim decretou situação de emergência.

Fonte : G1

Deixe uma resposta