Quantas vezes você morreu? Quantas morte você viveu?

Por Marcos Fernandes

Pastor, casado pai de 4 filhos, teólogo, Compositor e Intérprete

Pastor, casado pai de 4 filhos, teólogo,
Compositor e Intérprete

Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos. Gênesis 37.20 José é sem dúvida o que mais morreu e viveu a cada “morte”.Veremos a seguir os texto que nos mostra essa realidade.

1ª. Morte das intenções: Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos, Gênesis 37.20 seus irmão o mataram intencionalmente.

2ª. Morte da possibilidade: E tomaram-no, e lançaram-no na cova; porém a cova estava vazia, não havia água nela. Gênesis 37.24 jogar Jose na cova era mata-lo sem a possibilidade de reagir ou saída quantos que de alguma forma nos jogam em suas cisternas e espera que de alguma forma se cumpra o tento de nos impossibilidade.

3ª. Morte da liberdade, Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito. Gênesis 37.28 essa morte foi trágica porque agora o jovem José não se pertencia mais, não foram poucas vezes que alguém te vendeu em um mercado desigual onde o seu direito individual foi comprometido de uma forma gritante.

4ª. Morte dos laços afetivos: E conheceu-a, e disse: É a túnica de meu filho; uma fera o comeu; certamente José foi despedaçado. Então Jacó rasgou as suas vestes, pôs saco sobre os seus lombos e lamentou a seu filho muitos dias. Gênesis 37.33-34. Quando aquela túnica chegou manchada de sangue, Jacó imaginou como deve ter sido, seu filho despedaçados por um bicho! Morre no coração de Jacó, O filho da mulher amada! Como aceitar tal perda?! Ele vive muitos dias aquele luto. Porque agora seu amor não podia ser correspondido pelo filho que ele mais amava.

5ª. Morte da verdade: E levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; recusou porém ser consolado, e disse: Porquanto com choro hei de descer ao meu filho até à sepultura. Assim o chorou seu pai. Gênesis 37.35. Como pode os irmãos de José montar essa farsa? vendo seu pai sofrendo um luto, que eles sabiam que não era verdade! José tinha sido vendido e não morto. E sustentaram aquela mentira. Tem gente assim que prefere omissão do que a verdade, mais cedo ou tarde ele vem átona, na verdade Deus estava fazendo um dos planos mais absurdos que eu conheço e me maravilho pelo desenho de sua arquitetura singular para a vida dos seus.

6ª. Morte da honra: Sucedeu num certo dia que ele veio à casa para fazer seu serviço; e nenhum dos da casa estava ali; E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora. Gênesis 39.11-12. Que investida da mulher de potifar? deu tudo errado era impossível aquele escravo Hebreu dizer não preferir fugir do que cometer tal infâmia contra a mulher do seu senhor potifar. E aconteceu que, ouvindo o seu senhor as palavras de sua mulher, que lhe falava, dizendo: Conforme a estas mesmas palavras me fez teu servo, a sua ira se acendeu.

Gênesis 39.19. O álibi dela era perfeito. Morreu a honra; na verdade as vezes é necessário passarmos por esse tipo de morte. Porque a gente descobre toda nossa suficiência estar em cristo e podermos a firma como Paulo: Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2.19-20.

Quem já não sofreu calunia e difamação?! outros buscam reparação na justiça, chegam a afirmar que por causa da honra é capaz de matar e morrer; tolice Jesus falou sobre essa morte: Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á. Mateus 10.39. Viver uma vida nos planos de Deus implica essa morte; já não nos interessa o que pensam de nós o que falam de nós e sim o que Deus realmente sabe de nós. Sal.139. Pode passar o tempo que for Deus vai te apresentar aos olhos daqueles que tentaram como fizeram com Jose.

Te matar na honra. E não tente lutar contra mentes medíocres que envenenadas pelo Diabo, querem a todo custo te fazer se sentir aquilo que você nunca foi. Deus é contigo como foi com José. Quantas vezes você morreu ? Quantas morte você viveu? Deus abençoe! Pr. marcos Fernandes / artigo/

Deixe uma resposta