“Todas as quatro estações” Cantora Mariana Ava lança o videoclipe [All Four Seasons]

1-ClipeNo dia 22 de março de 2013, o diretor Jean Marcelo, pai da cantora Mariana Ava, iniciava um grande desafio: produzir o videoclipe da canção [All Four Seasons]. Mesmo acostumado a assinar várias produções, Jean sabia que dessa vez o trabalho não se resumiria à gravação de algumas cenas ou a uma filmagem que terminasse em poucas semanas ou em alguns meses. Não. O projeto era audacioso, levaria um ano para ser finalizado, pois a mensagem do clipe era cumprir o que o título da versão em inglês transmitia – “Todas as quatro estações”. Mas Jean Marcelo sabia que todo o esforço valeria a pena. Certamente, a captação de imagens nas diferentes estações do ano provocaria diversas interpretações e sensações no público.

Como as filmagens começaram em março, elas coincidiram com o início da primavera nos Estados Unidos. Depois, vieram as cenas no verão (junho, julho e agosto). Em seguida, as filmagens no outono (setembro, outubro e novembro), finalizando com o rigoroso inverno americano que acontece nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

“O mais interessante em se realizar esse trabalho foi vivenciar a mensagem que desejávamos passar ao público – o que cada estação provoca em nós. Como produtor, tive de ter sensibilidade profissional, mas também e especialmente a espiritual. As imagens deveriam refletir não só a beleza das quatro estações em si, mas a mensagem era o principal para nós. O resultado final nos surpreendeu”, compartilha Jean Marcelo que praticamente fez sozinho todas as cenas. Ele comenta: “Somente em Miami, no verão, é que tive uma equipe de filmagem, mas no restante era a câmera e eu.” (Risos.)

Em uma produção como essa, não faltam as curiosidades. Jean Marcelo conta a respeito: “Minha intenção é produzir um making of, pois foram inúmeras as cenas, como os tombos na neve e de bicicleta. Na primavera, ‘fizemos chover’ utilizando uma mangueira. Já no inverno, não pude filmar de perto as mãos da Mariana e nem fazer um close up, porque elas estavam roxas tamanho o frio.

Mariana Ava também compartilha alguns fatos inusitados durante o processo de gravação: “No inverno, gravávamos bem cedo para pegar a neve intacta e branquinha. Meus ‘colegas de filmagens’ eram muitos cachorrinhos lindos que saíam para passear com seus donos pelo parque nesse horário. Só que alguns deles entravam no meio das filmagens dando pulos de alegria e querendo brincar conosco. Mesmo com todo o frio, tudo era prazeroso para nós. Outra questão, é que nós corríamos para o carro onde o aquecedor ficava ligado, pois por mais que usássemos luvas, as mãos congelavam e adormeciam após alguns minutos. Foram dois dias inteiros de gravações para as cenas de inverno, pois tínhamos de esperar a hora certa da neve cair.”

Dentro do aspecto de curiosidades é importante descrever sobre as sequências das estações no vídeo. O diretor Jean Marcelo, explica: “Já nas filmagens, fizemos o tempo inverso. É muito interessante falar sobre isso. Produzimos tudo como um retrocesso, ou seja, começamos pelo inverno, outono, verão e primavera, dando a ideia de momentos vividos. Outro fato importante dos bastidores da produção é a tela que Mariana Ava carrega nas mãos, funcionando como registro de tudo o que acontece em cada estação do ano, que foi o motivo da tela de pintura. E o trem fazendo esse transporte: as estações. São detalhes que compõe todo um trabalho”, acrescenta.

Vários locais serviram como registro das edições do novo clipe [All Four Seasons]. Na primavera, as filmagens foram realizadas no Estado da Geórgia, em um jardim particular na casa de uma amiga da família, onde a mesma cultiva em seu backyard (quintal) as famosas rosas inglesas. No verão, as imagens foram captadas na Flórida, debaixo de um calor de 40 graus. No outono, o diretor Jean Marcelo escolheu o Central Park, em Manhattan. Fechando com filmagens do inverno captadas em um parque em Long Island, com cenas de um rio congelado.

A canção [All Four Seasons] faz parte do terceiro álbum da cantora, intitulado “Mariana Ava”, lançado em 2012. Essa não é uma canção autoral. Mariana e o seu esposo, Richard Zuclich, fizeram a versão para o inglês. O autor da música, que no original chama-se “Quatro Estações”, é o amigo e pastor Kleber Lucas, que cedeu o direito de gravação à Mariana: “Procuramos fazê-la com muito cuidado para não perdermos o sentido da mensagem que é a de relatar a história de alguém que depois de passar por várias situações na estrada da vida sempre acha o conforto na casa do Criador”, comenta a cantora.

A cantora deixa uma palavra especial a respeito da mensagem central desse trabalho: “Assim como existem as estações do ano, nossa vida também passa por diferentes mudanças. A Bíblia nos ensina que há tempo para todas as coisas e que não vale a pena ficarmos pensando se o ontem foi melhor do que o hoje. Nossa vida, assim como as estações do ano, é semelhante a uma obra de arte, pintada pelas mãos do Criador. Em cada estação, algo novo, deixando para trás o rabisco rascunhado do ontem. Deus tem a capacidade de gerar em nós algo novo a cada manhã. Tudo o que Ele desenha diariamente para cada um de nós deve ser direcionado para o Reino d’Ele aqui na Terra. Nossa passagem pelas estações do ano nos traz maturidade interior e nos torna mais aperfeiçoados por Ele. Deixo este versículo que representa bem o nosso trabalho nessas filmagens: ‘Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.’ (Eclesiastes 3.1.) E possível, sim, mesmo atravessando um rigoroso inverno em nossa vida, termos paz interior para esperarmos  as flores da primavera!

Esse é o videoclipe [All Four Seasons] que chega com a marca do profissionalismo e da qualidade que envolve cada trabalho da cantora e compositora Mariana Ava. Acesse e confira o videoclipe:

Ficha Técnica
Executive Producer:
Ava Films NYC
Producer/Editing: Jean Marcelo by www.avafilmsnyc.com
Grafic Designer: Jean Marcelo
Por Ana Paula Costa
Comunicação Ministério Mariana Ava
www.marianaava.com
anacostacomunicacao@gmail.com

 

Deixe uma resposta