Igreja Perfeita X Igreja Modelo

0fee42c2545870ac08b002df4e7e3575

Prof Robert Amorim

Imagine uma Igreja Perfeita? Será que seria uma Benção, ou uma Chatice,  não dá para imaginar uma Igreja sem fofocas, sem aquele irmão que quer ser mais espiritual que o outro, ou aquela irmã que tem mais “revelação” que a outra, uma Igreja sem crianças correndo no meio do culto, onde pessoas não dormem durante a palavra, e onde todos adoram, oram, prestam atenção na palavra e onde os músicos após o momento do louvor não ficam  andando e conversando na porta da Igreja, deu para imaginar? IMPOSSÍVEL NÃO É MESMO?

Se na Igreja que você congrega não tem nenhum desses exemplos acima, por favor, me de o endereço de lá que vamos todos para lá! (risos). Mas infelizmente essa Igreja não existe, ou felizmente, pois se essa Igreja existisse não precisaria de Pastor, Presbítero, diáconos, enfim, acho que seria uma chatice mesmo. (risos de novo).

Irmãos a palavra não fala de uma Igreja perfeita, creio que apenas haverá uma dessas no céu, aqui na terra nunca existiu, nem a Igreja de Jesus, que aos 3 anos de idade tinha apenas 12 membros, e no meio dela havia traidor (Judas),  convencido (João), havia também um que negava e cortava umas orelhas de vez em quando (Pedro).

Pois é, nem a Igreja de Jesus aqui na terra foi perfeita, mas a Bíblia fala não de uma Igreja perfeita aqui na terra mas de UMA IGREJA MODELO, isso mesmo, vamos conferir em:

  • 1 Tessalonicenses – Capítulo 1
  • 1 Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo, graça e paz a vós outros.
  • 2 Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar,
  • 3 recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo,
  • 4 reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição,
  • 5 porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós.
  • 6 Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo,
  • 7 de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia.
  • 8 Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus, a tal ponto de não termos necessidade de acrescentar coisa alguma;

Gostaria de pedir ao amado leitor que meditasse nos NEGRITOS, pois eles são muito fortes em seu significado, mas quero destacar esse versículo:

“7 de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia”

Esta ai,  uma IGREJA MODELO aqui na terra, quem diria, podemos seguir os princípios dessa Igreja e esses princípios estão no versículo 3, veja:

  • 3 recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo,”

Vamos entender?

  1. AMOR
  2. ESPERANÇA

 

Quando li o livro “PASTORES LIVRES” do escritor JORGE BARRO, (a qual indico), ele faz uma colocação muito especial a respeito desse versículo que quero compartilhar contigo, e ministrei aqui na Igreja em alguns domingos atrás.

A IGREJA MODELO tem essas 3 características principais:

  1. É Movida pela Fé, ou seja, o combustível não é a gasolina, ou etanol mas fé, isso que move a IGREJA MODELO, e isso supre uma necessidade espiritual (DEUS).

 2 Cor 5:7 visto que andamos por fé e não pelo que vemos.

  1. É Motivada pelo Amor – Uma Igreja que tem no AMOR o seu maior motivo de existir, com certeza essa Igreja tem muito a presença de Deus, pois Deus é Amor, uma vez ouvi uma frase que nunca esqueci “ – A Obra de Deus levada na carne é insuportável, temos que leva-la no espirito.” E isso é pura verdade, e o amor, é o catalisador das nossas ações, o que nos motiva, para fazer mesmo diante da frieza dos últimos tempos, ou da solidão quando marca algo na igreja e não vem ninguém apenas você (quem nunca passou por isso?).

O Amor é o que faz a Igreja ser Igreja e não um Clube ou uma reunião de amigos ou um desfile de moda, a Igreja tem o “clima de Cristo”, quando a grande motivação das suas ações é o AMOR, e isso supre uma necessidade relacional (próximo)

Romanos 12:10  Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.

  1. Mantida pela Esperança – Temos a esperança não como a última que morre, mas aquela que já morreu a dois mil anos atrás e ressuscitou ao terceiro dia, JESUS, Ele é a nossa esperança, e aguardamos com esperança a Salvação, e a Igreja que é mantido pela esperança, ela supre uma necessidade sobrenatural (eternidade)

1TIM 4:10 – Ora, é para esse fim que labutamos e nos esforçamos sobremodo, porquanto temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fiéis.

Resumindo, vamos buscar uma IGREJA MODELO, é fácil segue a dica dos Tessalonicenses

Movidos pela Fé, Motivados pelo Amor e Mantidos pela Esperança

  • – Supre uma necessidade Espiritual – Deus
  • ESPERANÇA – Supre uma necessidade Sobrenatural – Eternidade
  • AMOR – Supre uma necessidade Relacional – Eternidade

Fé, Esperança e Amor, esta ai, algo que precisamos buscar,

1 Tess 5:8 – Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação;

1 Cor 13:13 – Agora pois permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três mais o maior destes é o amor.

Deus te Abençoe,

Em Cristo,

Prof Robert Amorim

http://escoladochamado.com.br/

Deixe uma resposta