O INVERNO CHEGOU! QUE CUIDADOS TOMAR ?

Dr. Edésio Pires

Você leitor, se deparou com a chegada do inverno e fica se perguntando que cuidados deve tomar,uma vez que no inverno passado, teve uma série de complicações, alérgicas, respiratórias, pelo ressecada ao extremo, amigdalites, otites, enfim, muitos dissabores.

Com a queda da temperatura, nosso metabolismo deve se ajustar para reter calor, uma vez que internamente, nossa temperatura dever ser mantida em 36 C graus Celsius, logo então, há um gasto aumentado de caloria, o que explica grande parte, o aumento de apetite. Ainda assim, muitos padecem de asma, rinite, pneumonia e bronquite.
Observe bem, o ar fica denso, pois a “Inversão Térmica” retém mais poluentes, agravando as condição de saúde de muitas pessoas. Os ambientes passam a ficar fechados e temos então menos circulação de ar o que facilita a transmissão dos vírus e bactérias pelo ar.
A pele necessita de cuidados especiais nessa época, pois sofre exposição a temperaturas baixas e ressecamentos. Aqui vai o primeiro detalhe: Mesmo sem muita vontade, beba mais água, pois ela é o hidratante natural.
Em segundo lugar, mantenha sua casa sempre bem ventilada, deixe o sol entrar! as roupas devem ser expostas à luz solar, os tapetes devem ser aspirados, uma boa dica é colocar uma colher de sopa de vinagre em 2 litros de água e passar no chão da casa e nos tapetes, isto combatera os ácaros, que tanto se proliferam nesta época do ano, em terceiro lugar, instile soro fisiológico, frequentemente nas narinas.
Em quarto lugar, use mais alimentos aquecidos como : sopas, e canjas, se você convive com fumantes, saiba que você fuma 1/5 daquela fumaça também e deve tomar mais cuidados ainda, pois o tabaco é um irritante das vias aéreas.
Seu médico, seu amigo!
 
Dr. Edesio Pires Ribeiro Junior.
Email : dredesio@gmail.com
Facebook: Dr Edesio Pires médico
Marcação de Consultas: (21) 3247-5868

Deixe uma resposta