Novas ambulâncias são entregues a população de Maricá

A Prefeitura realizou na tarde desta quarta-feira (13/09) a entrega de dez modernas e equipadas ambulâncias para o atendimento de emergência da população de Maricá. Estima-se que com esse efetivo será possível realizar até o triplo dos quase 130 atendimentos diários feitos pela rede municipal de saúde. Além disso, com essa frota, a distribuição das novas ambulâncias acontecerá de forma mais efetiva e estratégica por toda a cidade. A solenidade aconteceu na base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no Centro, e contou com a presença do prefeito Fabiano Horta; da primeira dama Rosana Horta; da secretária de Saúde Simone Costa; do presidente da Câmara Municipal Aldair de Linda; além de secretários, vereadores e demais autoridades municipais.

De acordo com o prefeito Fabiano Horta, os veículos estão sendo entregues com o objetivo principal de atender e priorizar as necessidades dos moradores da cidade. “Esse conjunto de ambulâncias faz parte da ampliação da melhora da saúde da cidade. A vida não tem preço. Dinheiro de royalties em Maricá não vai ter mensuração no sentido da falta de razão para não construir um sistema de saúde que funcione e uma cidade que melhore. Essas ambulâncias são frutos do avanço da cidade e da conquista que Maricá tem hoje para avançar com a pujança do petróleo”, disse.

Dois veículos avançados e três básicos serão alocados no Hospital Conde Modesto Leal; um avançado e um básico na UPA de Inoã; e um básico em cada posto de saúde, sendo eles os de Ponta Negra, Santa Rita e São José II. As ambulâncias disponibilizadas para os postos não ficarão lá por 24h, estarão disponíveis durante o período de funcionamento, para atender as emergências das unidades de Atenção Básica. Fora desse período, ficarão parqueadas no Conde Modesto. É importante salientar que estas ambulâncias não irão substituir as unidades do SAMU, que continua sendo o atendimento de urgência e emergência de Maricá.

“Pra quem mora e trabalhou aqui há 20 anos, nunca teve 10 ambulâncias custeadas pelo município pra fazer o atendimento em toda Maricá. Elas vão dar suporte às unidades de saúde. Isso é um compromisso com a saúde da população. Vamos cuidar das pessoas, salvar vidas e isso não tem preço”, afirmou a secretária de Saúde, Simone Costa.

Segundo o coordenador Jorge Guimarães, responsável pelo setor de transporte da rede municipal de saúde, o melhor ganho para a população é o aumento na capacidade de atendimentos. “Antes nós tínhamos duas ambulâncias o que nos limitava muito. Com esse novo efetivo vamos garantir que todo o município receba o atendimento necessário, pois ficará mais fácil distribuir as ambulâncias em todas as regiões”, explicou Jorge.

Para a técnica de enfermagem Tereza Garcia é uma motivação receber esses novos aparelhos. “Isso aqui vai melhorar muito o nosso trabalho”, afirmou Tereza. “Os moradores de Santa Rita, por exemplo, precisam muito deste cuidado. “Agora transferir um paciente, quando necessário, para outro hospital até mesmo de outro município, será muito mais fácil e rápido e isso nos motiva enquanto profissionais da saúde”, completou.

 

Deixe uma resposta