APNEIA DO SONO. O QUE É?

Edésio Pires Ribeiro Jr.

Amigo (a) leitor (a), no artigo de hoje escreveremos resumidamente, sobre um assunto que vale a pena conhecer, pois você pode ter alguém bem perto, que esteja sofrendo por causa deste problema, e não sabe o que fazer.

A apnéa do sono ocorre quando há uma parada total da respiração por no mínimo 10 segundos durante o sono. Quando ocorre uma obstrução parcial de 30% a 50%, da passagem do ar, chamamos de hipopnéia. Mais de 10% da população com mais de 65 anos, tem apnéia do sono, entretanto a incidência entre os mais jovens (30-60 anos), pode chegar até 24% nos homens.

Sabe-se que até mesmo as crianças podem apresentar esta condição. Os sintomas podem ser roncos, episódios visíveis de cessação da respiração e muita sonolência e cansaço durante o dia, podendo alguns se queixar de sufocamento, queimação com gosto “amargo” na boca, boca seca, até mesmo vontade de urinar. As conseqüências são danosas às pessoas acometidas com esse mal, pois, durante o dia, ficam irritadiças, depressivas, com dor de cabeça ao amanhecer, cansadas, dificuldade de concentração, sonolentas, sendo vistas como se fossem preguiçosas. Também há outras condições que podem levar à apnéia/hipopnéia: excesso de peso corporal, crescimento acentuado das amígdalas, mandíbulas ou faringe mal formadas, a hipertrofia da língua (macroglossia) e até mesmo os músculos respiratórios descordenados.

Gostaríamos enfatizar que as conseqüências não param por aí, pois recentes pesquisas têm demonstrado que tais pessoas estão mais sujeitas aos derrames cerebrais, infartos do miocárdio e arritmias cardíacas. O tratamento visa desobstruir as vias aéreas, podendo ser cirúrgico se houver obstáculos e distúrbios anatômicos. Se houver obesidade, deve-se emagrecer; não dormir de barriga para cima ajuda também. Logo, procure um médico para uma boa consulta e resolução do seu problema. Lembre-se “o melhor médico é aquele que se preocupa com você!”

Edésio Pires Ribeiro Jr. HYPERLINK “mailto:dredesio@gmail.com” 
dredesio@gmail.com

Deixe uma resposta