OS SEGREDOS DO CRESCIMENTO DA IGREJA PRIMITIVA – Parte 1

Leitura: Act 1.1-12

Ministro do Evangelho , pastor auxiliar da ADIG
(Assembleia de Deus na Ilha do Governador)
Conferencista Internacional
casado com a cantora Mízi Lenne, pai de Três filhos.

INTRODUÇÃO: o livro dos Atos dos Apóstolos é a continuação de um relatório (tratado) que Lucas, autor desse livro, fez, provavelmente, a pedido de um Oficial Romano chamado Teófilo, onde aborda inicialmente os atos e os ensinamentos de Jesus (Act 1.1), que nós chamamos de Evangelho Segundo Lucas.
No livro que chamamos de Atos dos Apóstolos, Lucas apresenta um relatório sobre o que aconteceu com o cristianismo depois que Jesus foi assunto ao céu (Act 1.2, 9-10). Nesse relatório, ele descreve com detalhes as obras realizadas pelo Espírito Santo por intermédio das mãos dos apóstolos.

GENERALIDADES

– Tendo em vista o propósito de cada tratado escrito por Lucas e a abordagem dada nesses livros, os mesmos poderiam ser rebatizados com os seguintes nomes:
> O Evangelho de Lucas = Atos e Ensinamentos de Jesus
> O Livro dos Atos dos Apóstolos = Atos do Espírito de Deus feitos pelas mãos dos apóstolos.
A IGREJA PRIMITIVA É O MAIOR MODELO QUE TEMOS SOBRE CRESCIMENTO NA HISTÓRIA BÍBLICA.
– Os percentuais de crescimento dessa igreja são praticamente surreais.
– Ao subir ao céu, Jesus deixa uma comunidade de fiéis com cerca de 500 homens, que testemunharam a sua ressurreição e ascensão. Dez dias depois esse número estava reduzido a cerca de 120 homens. Com o advento do Espírito Santo, em Act 2.1, na primeira pregação feita, sob a influência dEle, o número dos fiéis sobe para mais de três mil.
QUAL O SEGREDO DESSA EVOLUÇÃO? DE TAMANHO CRESCIMENTO?
– Aquela Igreja cresceu pelo que os seus agentes faziam por ela. São os atos do Espírito Santo e os Atos dos Apóstolos que explicam o crescimento daquela Igreja. Os atos, atitudes, dos membros da Igreja primitiva fizeram dela uma Igreja extraordinária no quesito crescimento. Conhecer seus segredos pode nos proporcionar resultados semelhantes.POR QUE OS APÓSTOLOS RECEBERAM ESSE NOME? ETMOLOGIA?

– Apostolos (Gr.) = delegado, mensageiro, alguém enviado com ordens. Vem de outra palavra grega: Apostello
– Apostello (Gr.) = Apo + Stelo
– Apo = Separado do todo
– Stello = 1. Colocar em ordem; 2. Preparar-se; 3. Remover a si mesmo; 4. Cessar de existir.
– Uma outra palavra grega que também pode ser traduzida por apóstolo é Histemi.
– Histemi = fazer ficar de pé; levantar.A ELEIÇÃO DE MATIAS

– Após terem sido comissionados para serem testemunhas, os apóstolos se preocuparam em dar prosseguimento aos atos de Jesus (Act 1.15-26) e por essa razão fizeram um sorteio para completar o Colégio Apostólico, onde sortearam um tal de Matias, que nunca mais fez nada relevante o suficiente para que Deus tomasse nota no livro dos Atos.
– Esse sorteio mostrou que os apóstolos ainda viviam como no AT e confiavam apenas em suas capacidades de homens mortais. Quando Deus viu isso, decidiu entrar em cena enviando o Espírito Santo para conduzir e dominar a Igreja em todos os seus atos.
O ESPÍRITO SANTO ENTRA EM CENA  Act 2.1-4
– O potencial de crescimento de uma igreja controlada por homens é infinitamente menor que o potencial de crescimento de uma igreja dominada pelo Espírito Santo de Deus.
– Uma Igreja dominada pelo Espírito Santo…
1. Tem ousadia para testemunhar sua fé (Act 2.14-22)
2. Destaca a cruz em todas as suas mensagens (Act 2.23)
3. Não abre mão de celebrar e testemunhar a ressureição (Act 2.24)
4. Nela Cristo é honrado acima de todos (Act 2.36)
5. As almas são quebrantadas (Act 2.37) e o arrependimento brota nos corações (Act 2.38-40). Obs. Esses sãos os mesmos que zombaram dizendo que os apóstolos estavam embriagados.
6. Vidas são batizadas (Act 2.41)
7. O Corpo de Igreja cresce saudável (Act 2.42)
– Cresce em temor, comunhão, fé, conhecimento de Deus e milagres.

Deixe uma resposta